Acesso Restrito Institucional Qualificação Pacientes Contatos Sala de Imprensa Galeria de fotos Links Agenda
 
Peeling - esfoliação da pele

Este procedimento, que já foi largamente utilizado pelos cirurgiões plásticos em décadas anteriores, passou por um período de baixa procura. Atualmente, tem sido bastante procurado após a introdução de várias novas técnicas (utilizando-se substâncias químicas, recursos instrumentais como Dermoabrasores, Raios Laser, Rádio-frequência etc.).

Vários fatores deverão ser levados em consideração no exame inicial do(a) paciente:

a) Irregularidade da pele e sua causa: sequela de espinhas, varíola, cicatrizes leves, micro-sulcos, etc;
b) Tipo étnico do(a) paciente: as pessoas de pele morena são mais propícias às complicações tipo "manchas". Daí a menor incidência de sua indicação em países tropicais (como o Brasil);
c) Tipo de atividade profissional do(a) paciente;
d) Presença de fatores locais que contra-indiquem o ato (barba irritável, espinhas ativas, irregularidade na superfície cutânea muito acentuada, presença de discromias em outras áreas, cicatrizes inestéticas, etc.);
e) Motivação do(a) paciente.

A Dermoabrasão, Peeling ou Resurfacing poderá ser indicada em uma ou mais sessões (quando indicadas mais de uma sessão, recomenda-se certo intervalo entre uma e outra, dependendo das características da pele, assim como a técnica empregada).

Poderá ser realizada sob anestesia local ou geral ou sob sedação (peeling químico).

Durante as primeiras fases (período de eritema), é proibida a exposição ao sol, a fim de se evitar o aparecimento de manchas na pele. Essa conduta poderá ser feita simultâneamente em áreas específicas (peri-bucal, pés de galinha, micro-sulcos peribucais), ou na face total.

Tratando-se de conduta que exige o esclarecimento de detalhes sobre o resultado a ser oferecido, normalmente solicita-se aos (as) pacientes que exponham todas suas dúvidas durante a primeira consulta. A relatividade do resultado deverá ser assumida, para fins de decisão da intervenção, pelo(a) próprio(a) paciente, juntamente com seu cirurgião.


Rua Araguari, 1705 - sl. 303 - Belo Horizonte - MG - Brasil - CEP: 30190-111 - Telefone: (31) 3275.1488