Direitos da paciente

Por:A2B Comunicacao
Sem categoria

13

Oct 2020

No Brasil, o segundo tipo mais comum de câncer entre mulheres é o de mama. Pensando na melhor forma de diagnosticar e tratar pessoas com câncer de mama, nosso país tem leis que garantem assistência médica a todas as mulheres.

Pacientes com câncer de mama possuem, garantidas por lei, medidas de proteção e prevenção da doença, além de ações de detecção, tratamento e controle. Todas as mulheres acima dos 40 anos de idade têm direito à realização do exame de mamografia para rastreio e pesquisa de nódulos.

No Brasil, também é assegurado o tratamento gratuito de neoplasias malignas com início em até 60 dias após o fechamento do diagnóstico. No caso de necessidade de cirurgias para retirada da mama, a reconstrução mamária é direito da paciente e, quando houver condições técnicas e clínicas favoráveis, o procedimento pode ser realizado junto a mastectomia. Isso vai depender da orientação dos médicos responsáveis pelo caso, juntamente ao cirurgião plástico e, também do tipo de câncer, o estágio da enfermidade e das características da paciente.

Na impossibilidade de realizar as duas cirurgias juntas, a paciente é acompanhada por médicos e cirurgiões até que se atinja as condições clínicas necessárias para realizar a reconstrução.
O tratamento com quimioterapia ou radioterapia pode acarretar alguns efeitos colaterais como cansaço, enjoo e dores. O controle desses efeitos também é garantido pelo nosso sistema de saúde, oferecendo medicamentos para o tratamento das adversidades.

Se você ou algum familiar luta contra o câncer de mama, conheça o que lhe é assegurado! Estamos juntos nessa luta!


Compartilhe:

Av. Contorno - n°3979 - Santa Efigênia - BH - MG

(31) 3333-3333

contato@digitalpixel.com.br

Seg á Sex de 09hrs á 18hrs